Para saber +


CANUDOS E CONTESTADO:

CALASANS, José. Quase biografias de jagunços: O séquito de Antonio Conselheiro, Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1986.

GALVÃO, Walnice Nogueira. No calor da hora. São Paulo: Ática, 1994.

HERMANN, Jacqueline. Canudos destruído em nome da república, uma reflexão sobre as causas políticas do massacre de 1897. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 2, nº 3, 1996, pp. 81-105.

PERNAMBUCANO DEMELLO, Frederico. Que foi a guerra total de canudos. Recife: Stahli, 1997.

MONTEIRO, Vanessa Sattamini Varão. Historiadora e Mestranda da PUC- Rio.

VILLA, Marco Antonio. Canudos. O povo da Terra. São Paulo: Àtica, 1997.

MELLO, Marco Antônio da Silva e VOGEL, ARNO. Monarquia Contra a República: A ideologia da terra e o paradigma do milênio na “guerra santa” do Contestado. Disponível em: http://www.ifcs.ufrj.br/~lemetro/pesquisadores/Arno%20Vogel/monarquia.pdf.&gt.

MACHADO, Paulo Pinheiro. A guerra de peludos e pelados.

FILMES E DOCUMENTÁRIOS:

Canudos. Direção de Sérgio Rezende, 1997.

O Contestado - restos mortais. Direção, pesquisa e roteiro de Sylvio Back, 2010.

EUCLIDES DA CUNHA NA INTERNET:

Aqui você baixa de graça e legalmente a obra “Os Sertões”:

Essa é a página de Euclides da Cunha, que está no site oficial da Academia Brasileira de Letras. Aqui você encontra um pouco de tudo sobre a vida e a obra do imortal:

Este é o acervo do jornal “O Estado de São Paulo”, para onde Euclides da Cunha escreveu por grande parte da sua vida. Aqui você vai encontrar uma resumo biográfico e terá a oportunidade de visualizar artigos publicados por ele, em imagens digitalizadas dos originais da época: http://acervo.estadao.com.br/noticias/personalidades,euclides-da-cunha,942,0.htm

Edição especial dos “Cadernos de Literatura Brasileira” do Instituto Moreira Salles, dedicado à Euclides da Cunha (atalho retirado do site oficial do Instituto Moreira Salles):

Nenhum comentário:

Postar um comentário