Canudos e Contestado - algumas semelhanças e diferenças


Para entender um pouco mais as semelhanças e diferenças dos dois movimentos rurais que abalaram as estruturas do poder na Primeira República brasileira, é preciso entender a importância de cada um dos acontecimentos peculiares a cada um deles.

Por Francisca Sales
Para acessar esse texto clique aqui 

Canudos, sertão da Bahia no ano de 1897


Saiba mais sobre a História da Guerra de Canudos: fatores religiosos, políticos e sociais, no início da República e a cizânia política que levou a um dos maiores genocídios socias da História do Brasil.

Por Jair de Lima
Para acessar esse texto clique aqui

Movimentos Messiânicos na Primeira República

Já encontrada em algumas religiões da Pérsia antiga, a doutrina messiânica, ou seja, a crença na vinda de um messias (ou salvador) - capaz de libertar um povo do seu jugo de opressão, colocar fim a um período de grandes privações e sanar as injustiças às quais esse povo foi submetido – foi incorporada pelos judeus quando da dominação persa (ocorrida entre os séculos VI e VII). Por sua vez, o cristianismo absorveu parte dessa doutrina messiânica judaica, acrescentando a ela a ideia de um suposto juízo final. Embora existam relatos de experiências messiânicas junto aos indígenas brasileiros, é razoável também aceitar que essa crença faz parte da nossa herança ibérica. A crença encontrou aqui, um contexto de exploração, miséria e falta de assistência do Estado, que se tornou terreno propício para sua proliferação.

Por Francisca Sales e Roselaine Passos
Para acessar esse texto clique aqui

Mas afinal, quem foi Euclides da Cunha?

O militar reformado, engenheiro, escritor, historiador, geólogo, naturalista e literato Euclides da Cunha, foi o primeiro jornalista autorizado oficialmente por um Presidente da República a fazer parte de uma expedição militar. Sendo assim, o jornal “O Estado de São Paulo” o enviou até o arraial de Canudos, a fim de fazer a cobertura daquele combate. Mais tarde, suas anotações pessoais, artigos já publicados no periódico paulista e sua memória, o levaram a produzir o grande épico literário brasileiro: “Os Sertões”. Muitos afirmam que a escrita de Euclides da Cunha foi pioneira no que se conhece hoje por “jornalismo literário”. Conheça um pouco mais sobre a vida, a obra e o fim trágico da vida deste grande intelectual brasileiro, apaixonado pela aventura e pela ciência.

Por Isaías Souza

Guerra do Contestado


A Guerra do Contestado foi o episódio que ocorreu entre os anos de 1912 e 1916, na Primeira República do Brasil. O nome "Contestado" foi dado por causa de uma decisão judicial, no ano de 1904, que concedia ao estado de Santa Catarina, o controle das áreas que estavam compreendidas entre os rios Iguaçu e Uruguai. Este território que pertenciam à recém-criada província do Paraná. Porém em 1909, outra medida judicial, favorável aos catarinenses, foi contestada. Daí o nome da região que se tornou parte do conflito. Mais do que isso, onde o fanatismo e a forte religiosidade serviram de estopim para o conflito armado ocorrido na região.

Por Roselaine Passos
Para acessar esse texto clique aqui